Ana Amélia classifica sessão como “histórica, dolorosa e constrangida”

Rodrigo Baptista | 11/07/2012, 12h05

A senadora Ana Amélia (PP-RS) classificou como “histórica, dolorosa e constrangida” a sessão deliberativa desta quarta-feira (11) destinada à votação do projeto de resolução (PRS 22/2012) que recomenda a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). A parlamentar ressaltou que o julgamento a que está submetido o senador goiano não é convencional, mas tem natureza política.

- O Senado Federal não é um tribunal, é uma casa política. Esse julgamento tem, portanto, natureza política onde pesam nossas convicções, nossos princípios pessoais, mas principalmente os valores inerentes à necessidade de valorizar e defender o parlamento como instituição fundamental à democracia – disse a senadora.

Apesar do desconforto para os senadores terem que julgar outro parlamentar, Ana Amélia registrou que o principal legado do processo foi a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 86/2007), do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que determina o voto aberto nos processos de perda de mandato de deputados e senadores. A determinação não vale para a votação desta quarta-feira.

A parlamentar também elogiou os relatórios dos senadores Humberto Costa (PT-PE), no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, e Pedro Taques (PDT-MT), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e assinalou que durante todo o processo foi garantido amplo direito de defesa ao senador goiano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: