Lídice da Mata saúda Dia da Independência da Bahia

Da Redação | 03/07/2012, 18h50

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lembrou nesta terça-feira (3), em Plenário, o Dia da Independência da Bahia, comemorado em 2 de julho. A data marca a definitiva expulsão das tropas portuguesas da Bahia em 1823, após a declaração de independência do Brasil, em 1822.

- Nós lutamos pelo reconhecimento dessa data não apenas como uma data para os baianos, mas para todos os brasileiros, porque foi naquele momento que se consolidou a independência do Brasil nas terras baianas, mas com participação de tropas de diversos estados brasileiros.

Apesar de a independência do Brasil ter sido declarada em 1822, as tropas portuguesas procuravam manter a província da Bahia sob domínio da antiga metrópole. As lutas pela consolidação da independência brasileira se estenderam pelas províncias onde a presença das tropas era maior, como Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará.

Aeroporto

Lídice da Mata fez um apelo em favor do andamento de projeto da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) que transforma o dia 2 de julho em data histórica no calendário de efemérides nacionais. O PLC 61/2008 aguarda, desde 2009, inclusão na ordem do Dia do Senado.

A senadora também defendeu a volta do antigo nome do aeroporto Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luis Eduardo Magalhães. O aeroporto, que se chamava Dois de Julho, teve o nome alterado em 1998, após a morte do deputado. A volta do antigo nome é objeto do PL 6106/2002, do deputado Luiz Alberto (PT-BA), que tramita na Câmara.

- Certamente esse mesmo Congresso que tirou o nome do Aeroporto Dois de Julho há de reconhecer a justiça da homenagem feita pelo povo baiano. E o nosso aeroporto voltará a se chamar Dois de Julho – disse a senadora.

A homenagem foi feita também pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), que registrou a importância da data, que considera um momento histórico para os baianos, componente decisivo na consolidação da independência do Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: