CAE aprova indicação de economista para diretoria da Comissão de Valores Mobiliários

simone-franco | 03/07/2012, 15h15

A abertura de uma nova de bolsa de valores no Brasil, gerando concorrência direta com a BM&FBovespa, única bolsa de valores, mercadorias e futuros a atuar no país, é vista com cautela pela economista Ana Dolores Moura Carneiro de Novaes. Ela manifestou essa opinião ao ser sabatinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (3), que aprovou por unanimidade sua indicação para a diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), instituição que analisa esta possibilidade.

- O importante é assegurar a integridade do nosso mercado [de capitais]. No Brasil, há muita transparência e abrir um setor tão sensível sem o devido estudo e cuidado seria irresponsável – advertiu Ana Dolores, em resposta a questionamento da senadora Marta Suplicy (PT-SP).

Na avaliação da indicada, o equilíbrio das contas públicas e a regulação estabelecida pela CVM e pelo Banco Central para o mercado de capitais têm garantido solidez ao sistema financeiro brasileiro, resistente aos efeitos da crise internacional. Essas condições foram apontadas como fundamentais para dar segurança e tranqüilidade ao investidor.

Atualmente, Ana Dolores de Novaes é conselheira das empresas CPFL Energia, Metalfrio e Condor Indústria Química S.A; participa do comitê financeiro do conselho de administração da CCR e é sócia da Oitis Consultoria Econômica e Financeira Ltda.

Em resposta a pergunta da relatora da indicação, senadora Ana Amélia (PP-RS), sobre seu afastamento dessas funções – incompatíveis com suas atribuições na CVM, que exerce regulação nesses setores –, a economista disse que o faria assim que o Senado aprovasse sua indicação.

Ainda sobre questão correlata levantada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), Ana Dolores de Novaes afirmou que profissionais envolvidos com iniciativas empresariais devem revelar isso antes de assumir um cargo acadêmico ou no setor público se suas atividades que puderem suscitar conflito de interesses.

Após o presidente da CAE, senador Delcídio Amaral (PT-MS), assinalar a experiência e a competência demonstradas pela economista, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) ressaltou a importância de a CVM permitir a abertura do capital das empresas em atuação no Brasil à participação de um maior número de investidores. Os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Zezé Perrella (PDT-MG) também elogiaram a escolha de Ana Dolores para o cargo.

A indicação de Ana Dolores de Novaes para a diretoria da CVM será votada em regime de urgência pelo Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: