Vanessa Grazziotin: Afastamento de Lugo é afronta à democracia no Paraguai

Da Redação | 27/06/2012, 17h15

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse em Plenário, nesta quarta-feira (27), que o afastamento do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, em menos de 40 horas, é uma coisa “inimaginável e inaceitável”. A senadora assinalou que o afastamento, em impeachment aprovado pelo Congresso paraguaio, baseou-se em “acusações vagas, sem uma única prova consistente”.

Falando em seu nome e também no do PCdoB, a parlamentar disse que, independentemente de posições ideológicas, o afastamento de Lugo “foi um golpe à democracia, não só daquele país, mas de todo o continente”. Ela parabenizou o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, a quem encontrou na manhã desta quarta-feira, pela postura do governo brasileiro de condenar a forma pela qual Lugo foi destituído do poder. Ela informou que também participaram do encontro os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), além de deputados federais.

A senadora leu trechos de manifesto de seu partido em repúdio ao golpe de estado. O texto enfatiza a ausência do amplo direito de defesa no processo de impeachment e lembra que tanto o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) como a União de Nações Sul Americanas (Unasul) têm previsão de sanções aos países que afrontarem a democracia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: