Inscrições para concurso que escolherá ‘jovens senadores’ estão abertas

Da Redação | 21/06/2012, 18h35

Estão abertas até 31de agosto as inscrições para a etapa estadual do 5º Concurso de Redação do Senado, que escolherá 27 estudantes dos estados e do Distrito Federal para participar do Projeto Jovem Senador.  Neste ano, o texto deverá ser sobre o tema “Meu município, meu Brasil”. O trabalho deve ter entre 20 e 30 linhas, ser manuscrito com caneta esferográfica de tinta azul ou preta e estar no papel timbrado do Senado Federal, especialmente desenvolvido para o concurso.

Para participar, os jovens precisam ter de 16 a 19 anos e estar regularmente matriculados nos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas participantes. As secretarias de Educação estaduais escolherão as três melhores redações para encaminhar ao Senado até o dia 28 de setembro.

Até 11 de outubro, a comissão julgadora do Senado define primeiro, segundo e terceiro lugares da etapa nacional e anuncia o resultado quatro dias depois. Todos os finalistas serão convidados a viajar para Brasília com as despesas pagas pelo Senado, a fim de participar do Projeto Jovem Senador. Eles chegam à cidade no dia 19 de novembro, onde exercerão um “mandato” de três dias. Os estudantes também vão recebe um microcomputador portátil, além de certificado e medalha.

Em 2011, o primeiro lugar ficou com o representante de Passos (MG); o segundo de Vianópolis (GO); e o terceiro de São Sebastião (DF). Os títulos dos trabalhos vencedores foram “Beija-flores brasileiros”, “Viagem democrática rumo ao progresso” e “Direito irrevogável”, respectivamente.

Fichas de inscrição e folhas de redação já foram enviadas para escolas de todo o país. Mas as que não receberam poderão baixar o material na página do concurso: www.senado.gov.br/jovemsenador.

Calendário

Até 31 de agosto: envio da melhor redação de cada escola à secretaria estadual de Educação

Até 28 de setembro: envio das três melhores redações de cada estado, pelas secretarias estaduais de Educação, para o Senado

Até 11 de outubro: seleção das três melhores redações na etapa nacional pela comissão julgadora do Senado

15 de outubro: anúncio do resultado

19 de novembro: chegada dos jovens senadores a Brasília para “mandato” de três dias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: