Filósofo francês fala sobre riscos do ‘apolitismo’ para a democracia

Paulo Cezar Barreto | 21/06/2012, 09h10

O professor de Filosofia Francis Wolff, da Escola Normal Superior de Paris, abriu nesta quarta-feira (20), no auditório do Interlegis, o Fórum Senado Brasil 2012. A primeira série de conferências do fórum é sobre democracia. Wolff falou do apolitismo como risco à democracia.

O fórum continuará nesta quinta-feira (21), com Charles Girard, filósofo e professor da Universidade de Paris-Sorbonne, que falará do tema: “Sobre o consenso na democracia: igualdade, unanimidade e legitimidade”. Ao longo das próximas semanas, outros intelectuais apresentarão temas sobre a democracia.

Na conferência de quarta-feira, Wolff alertou para o seguinte paradoxo: assim que o povo oprimido por um tirano conquista a liberdade, usa-a para não se envolver na política.

O professor distinguiu o egoísmo do individualismo, salientando que este é um produto da sociedade democrática que favorece a “subjetivização” dos indivíduos e os permite realizar-se sem relação de dependência à comunidade. Para ele, isso faz com que as pessoas se excluam da vida pública. Como “não há vácuos de poder”, segundo Wolff, os cidadãos entregam seu poder de decisão a políticos profissionais, o que gera incompreensão e antipatia em relação à classe política e acaba favorecendo os corruptos.

Para Wolff, o apolitismo se manifesta em diversas formas, como a abstenção eleitoral na Europa e o consumismo exacerbado. O professor apontou a ação de igrejas evangélicas como portadoras do conflito da “salvação eterna contra a pólis”.

O embaixador Jerônimo Moscardo, presidente da comissão organizadora do Fórum Senado Brasil 2012, abriu a conferência salientando a preocupação do presidente da Casa, José Sarney, de “articular a massa cinzenta” de um país que atinge o posto de sexta economia mundial. Moscardo espera que os intelectuais convidados provoquem a elite a pensar sobre o país:

— É preciso retomar o entusiasmo. Que projeto estamos formulando para o Brasil?

Os seminários começam sempre às 19h e a entrada é gratuita. Os interessados podem inscrever-se pela internet (www.senado.gov.br/senado/forumsenado2012).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: