Randolfe Rodrigues defende valorização dos professores

Da Redação | 18/06/2012, 20h25

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), em pronunciamento nesta segunda-feira (18), manifestou sua solidariedade aos professores e funcionários das universidades públicas federais, em greve desde 17 de maio. Salientando a importância estratégica da educação para o progresso do país, o senador lamentou os baixos salários dos docentes.

- Hoje um professor universitário de qualquer país europeu recebe, no começo da carreira, dez vezes mais que qualquer professor universitário no Brasil. Não é difícil imaginar o que sente um professor de uma universidade pública que ganha um salário que não chega à metade da remuneração de servidores que integram as chamadas carreiras típicas de Estado - disse.

Para Randolfe Rodrigues, a falta de valorização dos profissionais de ensino causa desmotivação e carência de professores, e constitui obstáculo para que o Brasil se coloque entre as nações desenvolvidas. Em sua avaliação, o orçamento federal tem recursos para atender às reivindicações dos grevistas, mas a prioridade do governo “continua sendo o pagamento dos juros da dívida pública”.

- É inadmissível que a educação, o ensino, a pesquisa e extensão, a saúde, a previdência social, o meio ambiente, dentre outras áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, sofram tanta discriminação e arrocho salarial – lamentou.

Randolfe Rodrigues também registrou a paralisação dos professores do Amapá, que completará dois meses nesta semana. O parlamentar disse que o piso salarial nacional para o magistério não tem sido cumprido no Amapá, e criticou a decretação da ilegalidade da greve pela Justiça estadual.

- É um equívoco gravíssimo tentar criminalizar movimentos e professores - criticou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: