Sociedade de Perícia Medica pede valorização dos profissionais

Da Redação | 14/06/2012, 11h46

O Ministério da Previdência Social tem que valorizar o trabalho do perito médico. Essa é a opinião do presidente da Sociedade Brasileira de Perícias Médicas (SBPM), Jarbas Simas, que participou, nesta quinta-feira (14), de audiência pública para debater as condições de trabalho e a segurança da perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com ele, as agressões aos peritos decorrem de um processo marcado pelo mal atendimento em diferentes etapas, pois o perito atende um paciente que já foi mal atendido no hospital e que não teve uma perícia em seu local de trabalho.

- Não adianta um perito atender um segurado que não está tendo um atendimento digno na sociedade, sobra para o perito – afirmou Simas.

Ele defendeu a realização de mudanças no sistema, que vão desde a troca do nome de auxilio doença para auxilio por incapacidade laboral a políticas de esclarecimento da função do perito, a fim de resgatar a saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho.

- É preciso que dessa audiência pública nasça algo de concreto para a perícia médica. De conversa, estou há quase 30 anos. Eu não aguento mais! – reclamou o presidente da SBPM, que pediu uma atitude do Congresso e do governo para melhorar as condições dos peritos.

A audiência foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: