Convocação de Pagot pode ser votada pela CPI na quinta-feira

Anderson Vieira | 08/06/2012, 11h00

A convocação do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot é solicitada em nove requerimentos a serem examinados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga as relações de Carlinhos Cachoeira com agente públicos e privados.

Os parlamentares consideram urgente ouvi-lo após recente entrevista em que Pagot denuncia o uso de verbas públicas para formação de caixa dois de campanhas eleitorais em São Paulo. À revista IstoÉ, o ex-diretor afirmou existir esquema de desvio de verba na obra do Rodoanel para as campanhas de José Serra à Presidência e de Geraldo Alckmin ao governo paulista em 2010. Em abril, Pagot havia dito à revista Época que contrariara interesses de Cachoeira e da construtora Delta na época em que estava à frente do Dnit.

Na última reunião da CPI, realizada na terça-feira (5), deputados e senadores pressionaram pela aprovação dos requerimentos. Os pedidos não foram votados por decisão do presidente interino da comissão, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o que gerou protestos de parte dos integrantes.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) argumentou que Luiz Antônio Pagot está pronto para falar:

– Ele disse com todas as letras que quer falar e desafiou: “duvido que a CPI me chame. Muitos ali têm medo do que eu possa contar”, disse Pagot em entrevista.  Esta comissão agiria bem se aceitasse o apelo dele. Seria um gesto importante. Pagot está debochando de nós e ainda diz que os membros da CPI têm medo. Faço um apelo para que façam a convocação – afirmou Simon.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) concordou com Simon e disse que os requerimentos devem ser analisados na próxima reunião administrativa da comissão:

– Sabemos que, aqui, pode até existir alguém com medo de Pagot. Mas, seguramente, a maioria não tem. Pois vamos convocá-lo sim, vamos cumprir o Regimento e vamos deliberar sobre isso, se possível, logo depois dos depoimentos dos governadores Marconi Perillo e de Agnelo Queiroz – afirmou.

Já para o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) seria mais produtivo se houvesse uma confrontação de versões:

– Um dos primeiros requerimentos aguardando para ser apreciado é de minha autoria e pede uma acareação entre o senhor Pagot e o senhor Cachoeira, o que poderia ser muito útil a esta CPI – disse.

Jornalista

A presença do jornalista Luiz Carlos Bordoni também vem sendo requisitada por parte dos membros da CPI. Três requerimentos pedem a convocação de Bordoni, que disse, pela imprensa, ter recebido dinheiro da Alberto & Pantoja Construções como pagamento por serviços prestados à campanha de Marconi Perillo (PSDB) ao governo de Goiás.

Segundo a Polícia Federal, a Pantoja é uma empresa de fachada do esquema criminoso de Cachoeira destinada à lavagem de dinheiro.

– Ou seja, temos Bordoni querendo falar, temos Pagot querendo falar, todo o noticiário mostrando pessoas querendo falar e nós estamos insistindo naqueles que não falam. O depoimento destes dois é urgente e inevitável – argumentou o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Agenda

Os requerimentos relativos às convocações de Luiz Antônio Pagot e de Luiz Carlos Bordoni devem ser votados na próxima reunião administrativa da CPI, marcada para quinta-feira (14), às 10h15. No total, 194 requerimentos aguardam análise da comissão.

Antes disso, os parlamentares têm outras duas reuniões agendadas: na terça-feira (12), às 10h15, receberá o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); na quarta-feira (13), também às 10h15, é a vez de o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), prestar depoimento.

A íntegra dos requerimentos que aguardam votação na CPI estão na página do Senado na internet, no link:

http://www.senado.gov.br/atividade/comissoes/comissao.asp?origem=CN&com=1589

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: