Suplicy alerta para alto índice de mortalidade entre crianças indígenas no Acre

Da Redação | 05/06/2012, 20h20

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo à ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, para que tome providências quanto ao aumento da mortalidade infantil registrado na tribo Hunikui, localizada no Alto do Juruá, no Acre. O senador citou o alerta apresentado em relatórios pelo procurador de Defesa da Infância e da Juventude de São Paulo, Eduardo Dias Souza Ferreira, e do médico Paulo Rogério Gallo, do Departamento Materno-infantil da Faculdade de Saúde Pública da USP, que apontam um crescimento vertiginoso de mortes entre bebês dessa etnia.

Segundo os relatórios, as mães indígenas precisam se deslocar até a cidade de Cruzeiro do Sul para conseguir benefícios assistenciais como a bolsa-família. Os deslocamentos estariam mantendo essas mães longe de seus filhos por até dois meses, o que ocasionaria o desmame precoce. Com isso, as crianças estariam desnutridas e mais vulneráveis a doenças, já que nem sempre as condições para preparação da mamadeira são as mais adequadas. Suplicy destacou ainda que há na região um posto de saúde construído, mas que ainda não foi colocado em funcionamento.

- Espero que a ministra possa tomar as medidas necessárias. De janeiro a março deste ano foram registradas cinco mortes de crianças numa nação de 130 pessoas. É um índice superior a 200 mortes por mil nascimentos, o que nos mostra as péssimas condições de alimentação dessas crianças – ponderou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: