Romero Jucá diz que Brasil precisa melhorar no ‘ranking’ de competitividade

Da Redação | 05/06/2012, 21h30

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) chamou a atenção, nesta terça-feira (5), para a necessidade de Brasil melhorar sua posição no ranking de competitividade. Ele lembrou que o país caiu duas posições no cenário internacional e ocupa agora o 46° lugar entre as 59 economias pesquisadas pelo International Institute for Management Development (IMD).

Romero Jucá explicou que, para avaliar a competitividade, o instituto considera desempenho econômico - onde o Brasil mais caiu nesta edição -, eficiência de governo, eficiência de negócios e infraestrutura.

- Segundo o professor de finanças do IMD, Nuno Fernandes, as empresas do país devem buscar mais financiamento via mercado de capitais e não somente via setor bancário. Além disso, é preciso investir na infraestrutura ligada à tecnologia e à produção científica e mudar a cultura empresarial – afirmou.

O senador disse que a queda do país no ranking de competitividade vem ocorrendo desde 2010 com um total de oito posições e assinalou a importância de o país subir no ranking. Romero Jucá lembrou que a presidente Dilma Rousseff já anunciou novas medidas para buscar crescimento econômico, geração de empregos, competitividade e produtividade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: