Marta Suplicy comemora protagonismo do país no meio ambiente

Da Redação | 05/06/2012, 20h20

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) ressaltou em Plenário o que chamou de “protagonismo brasileiro” na preservação do meio ambiente. A parlamentar lembrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), e elogiou a presidente Dilma Rousseff pelo pacote de medidas ambientais, anunciados nesta data, com o compromisso de “incluir, crescer e sustentar”.

- A posição do Brasil está sintonizada com a necessidade de compatibilizar o crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. O Brasil hoje é reconhecido internacionalmente pelos esforços para promover o desenvolvimento sustentável com distribuição de renda. Isso é uma coisa muito peculiar do país – comemorou a senadora, lembrando que a postura está em harmonia com o tema da conferência Rio+20, que será a economia verde.

Marta Suplicy listou as medidas que considerou mais importantes do pacote do governo. Entre elas estão a vinculação das compras públicas a critérios de preservação, os programas para acabar com os lixões e a criação de uma agenda nacional de reciclagem de resíduos sólidos. A senadora lamentou que na capital do seu estado, São Paulo, que tem 11 milhões de habitantes e “uma produção gigantesca” de lixo, não haja coleta seletiva nem coleta de lixo nas favelas.

Outra ação positiva do governo na avaliação de Marta Suplicy foi a destinação de recursos para a construção de aterros sanitários e o estabelecimento de metas de reciclagem para mais de cem municípios brasileiros. Também foram preservadas duas reservas extrativistas e homologadas seis reservas indígenas.

A senadora registrou ainda a inclusão de mais famílias no Programa Bolsa Verde, que destina recursos a famílias em situação de extrema pobreza que vivem em unidades de conservação e desenvolvem ações para preservá-las.

Mulheres

Marta Suplicy elogiou também seminário promovido na semana passada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, com mulheres líderes empresariais que vão estar presentes na Rio+20. A senadora disse que a ação de conscientização desse segmento do setor produtivo era fundamental já que além de atuarem no mercado econômico, essas mulheres também são responsáveis pela educação e pelo consumo das famílias. Se aprenderem a produzir e consumir com sustentabilidade, passarão essas práticas às futuras gerações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: