Eduardo Lopes: educação de qualidade é instrumento para alavancar desenvolvimento social

Da Redação | 05/06/2012, 21h10

O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) ressaltou a importância da educação de qualidade como instrumento capaz de alavancar e sustentar o desenvolvimento pessoal e social. Segundo ele, é dever das autoridades públicas trabalharem pela democratização do ensino público de qualidade.

- Estamos vivendo a era do conhecimento – pontuou, nesta terça-feira (5).

O parlamentar citou recente editorial do jornal O Estado de S.Paulo que analisou dados do ensino médio brasileiro. Na opinião de Eduardo Lopes, “os números são inquietantes”. Como exemplo, o senador informou que 13,1% dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada foram reprovados em 2011.

- Esses números carregam um significado muito triste para o Brasil. Mostram que mais de 13% dos estudantes matriculados no ensino médio nacional não sabem ler, escrever e calcular com um mínimo de aptidão – interpretou.

Belém, capital do Pará, ficou com o pior resultado, informou o senador: 62,5% dos alunos do ensino médio municipal foram reprovados. Mas estados como Amazonas, Ceará, Santa Catarina, Paraíba e Rio Grande do Norte apresentaram bons desempenhos, todos com índices abaixo de 8% de reprovados.

Evasão escolar

Eduardo Lopes apontou como boa notícia a diminuição da evasão escolar em todo o país. Em 2011 o abandono da escola chegou a 9,6%, abaixo dos 10,3% verificados em 2010.

- Nós temos que investir na educação. Precisamos fazer acontecer de forma estratégica esse imenso potencial jovem do nosso país. Defendo um modelo capaz de estimular a formação de indivíduos autônomos e críticos, aptos a construir um Brasil verdadeiramente justo, fraterno e próspero – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: