Paulo Paim cobra fim do voto secreto para cassação de mandato parlamentar

Da Redação | 24/05/2012, 19h05

Em pronunciamento nesta quinta-feira (24), o senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou que será debatida nos próximos dias em Canoas (RS) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50/06, de sua autoria, que estabelece o voto aberto nos casos de aprovação ou exoneração de autoridades; perda de mandato parlamentar e no exame de vetos presidenciais a projetos de lei.

- Eu não entendo, em plena democracia, nós ainda estarmos votando secretamente. E por isso é que continuo insistindo na importância de acabarmos com o voto secreto – afirmou.

Já aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a proposta foi encaminhada à Secretaria-Geral da Mesa, para inclusão na ordem do dia. Paim disse que as redes sociais estão trabalhando muito bem ao fazer a divulgação da proposta.

Paim disse que fez um estudo sobre o voto secreto e concluiu que essa modalidade não se encontra mais presente na maioria dos países, como Estados Unidos, Inglaterra e Dinamarca. Ele lembrou ainda que a proposta foi aprovada por unanimidade na CCJ.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: