Você está aqui: Portal de notícias Matérias Plenário

16/05/2012 - 22h20 Plenário - Pronunciamentos - Atualizado em 17/05/2012 - 16h31

Flexa Ribeiro apoia marcha dos prefeitos e defende revisão do pacto federativo

Enviar notícia por e-mail Imprimir

Da Redação

Em discurso nesta quarta-feira (16), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) citou pontos de desequilíbrio das relações federativas, discutidos esta semana pela 15ª Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios e defendeu uma revisão urgente do pacto federativo.

- O Brasil precisa com urgência rever o pacto federativo. Cada vez mais a União arrecada mais e faz menos, concentra os recursos oriundos dos impostos, mas delega aos municípios funções que deveria exercer, ou às quais garantir apoio, como em questões relativas à saúde, segurança e infraestrutura - disse.

Na avaliação do parlamentar, o investimento na saúde é um dos pontos que mais traz problemas e sobrecarrega prefeituras, que aplicam em média 19% de suas receitas no setor, acima dos 15% exigidos por lei, como a despesa adicional no Programa Saúde da Família. As prefeituras recebem cerca de R$ 8 mil para o PSF e gastam em média R$ 30 mil, o que ele considera injusto.

O senador também defendeu a aprovação da proposta que redistribui os royalties do petróleo a todos os municípios brasileiros. Conforme afirmou, o relator da matéria na Câmara dos Deputados alterou o projeto substancialmente, prejudicando mais de cinco mil municípios em relação à distribuição aprovada no Senado e, em sua avaliação, essas modificações merecem atenção redobrada dos parlamentares.

Flexa Ribeiro afirmou que o Congresso precisa enfrentar o tema do engessamento na criação de municípios, debate travado, segundo ele, pelo próprio governo federal. Só no Pará, há 45 processos de emancipação esperando análise, para criar municípios como o de Castelo dos Sonhos, distante mil quilômetros da sede, Altamira. A emancipação é, muitas vezes, de ordem geográfica, com distâncias que tornam impossível a administração, frisou. Por isso, faz-se necessária a regulamentação da Emenda Constitucional nº 15, que trata do tema.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

 
FacebookTwitterYouTubeFlickrInstagramGoogle PlusPinterestTumblr

Procuradoria Especial da Mulher

Banner pauta prioritaria
Manual de Comunicação da Secom
50 anos do golpe
 

Pacto Federativo