Renan defende sistema de cotas em universidades

Da Redação | 11/05/2012, 12h40

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi à tribuna, na manhã desta sexta-feira (11), para defender o sistema de cotas raciais nas universidades brasileiras. O parlamentar elogiou a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) considerando constitucional essa prática, necessária, na opinião do senador, para o combate das desigualdades sociais.

– Apesar dos recursos naturais e da pujança que põem o Brasil como futura potência mundial, temos que corrigir as desigualdades do país. Foi com satisfação que recebi o julgamento do STF a favor do sistema de cotas adotado pelas instituições públicas de ensino superior – disse.

Renan Calheiros citou dados de um estudo feito pela Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) mostrando que apenas 8,7% dos estudantes universitários brasileiros são negros. Os pardos somam 32%; e os indígenas, menos de 1%.

– Pesquisa anterior, de 2003, mostrava menos de 6% de negros. Ou seja, houve uma evolução, mas ainda há muito a ser feito – avaliou.

O senador elogiou a política de cotas adotada pela Universidade Federal de Alagoas, onde, segundo ele, existem 1.020 alunos cotistas.

– Em 2005, logo que o programa foi iniciado, eram apenas 192. Em 2011, foram 918. Ou seja, há um constante crescimento – destacou.

Em aparte, os senadores Paulo Paim (PT-RS), Romero Jucá (PMDB-RR) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) também defenderam o sistema de cotas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: