Mozarildo pede mais ações de saúde voltadas para as mulheres

Da Redação | 11/05/2012, 10h55

Ao homenagear as mães brasileiras, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) aproveitou para reivindicar do governo federal maior atenção às políticas públicas voltadas à mulher. O parlamentar fez um apelo especial por ações de saúde da mulher, lamentando a persistência de índices “muito grandes” de mortalidade materna e descaso na assistência à saúde indígena.

- É preciso enfocar, até em homenagem às mães, a necessidade de trabalho em prol da saúde integral da mulher – ressaltou.

Após se queixar que a política indigenista tem se restringido à demarcação de terras, Mozarildo criticou o financiamento de ONGs com recursos públicos para cuidar da saúde dessa população. O senador por Roraima denunciou irregularidades não só na atuação dessas entidades, mas também da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), autarquias que já cuidaram dessa área.

- Nos últimos cinco anos, a CGU (Controladoria Geral da União) identificou desvio de R$ 500 milhões da Funasa. Vamos procurar fazer com que a saúde indígena não fique na mão de instituições que não são sérias – declarou.

Em aparte, o senador João Capiberibe (PSB-AP) cobrou um maior compromisso da sociedade em denunciar desvios na aplicação de verbas públicas. Já o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que já há índios e índias preparados para gerir a política indigenista no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: