Moka elogia decisão de Dilma de alterar regras da poupança

Da Redação | 11/05/2012, 12h05

O senador Waldermir Moka (PMDB-MS) elogiou em Plenário, nesta sexta-feira (11), a coragem da presidente Dilma Rousseff de reduzir o rendimento da caderneta de poupança. Também afirmou a disposição do Congresso Nacional de apoiar não só essa, mas outras decisões governamentais destinadas a estimular o crescimento econômico do país.

Moka relembrou encontro recente com a presidente da República, onde ela teria apontado a tríade “juros, carga tributária e câmbio” como os maiores desafios ao desenvolvimento brasileiro.

- O Congresso não pode deixar de dar apoio a uma atitude ousada e corajosa de alguém que quer colocar os juros num patamar internacional – afirmou, argumentando ainda que as mudanças na poupança não vão prejudicar o pequeno poupador.

Os senadores do PMDB Romero Jucá (RR), Renan Calheiros (AL) e Pedro Simon (RS) responderam ao chamamento de Moka. Jucá instou o setor financeiro a apresentar ao Congresso quais entraves ainda precisam ser eliminados para que os juros alcancem um patamar internacional e ajudem a financiar a produção de forma racional e organizada.

Líder do PMDB no Senado, Renan assegurou que o Legislativo vai fazer o que for necessário para contribuir com avanços na direção proposta pela presidente Dilma, que demonstra, segundo o senador, “querer devolver a competitividade internacional do país”.

A coragem de Dilma de alterar as regras da poupança para baixar a taxa de juros também foi reconhecida por Simon, que elogiou ainda a escolha dos integrantes da Comissão da Verdade, encarregada de investigar crimes políticos ocorridos de 1946 a 1988.

Ao final do discurso, Moka fez um último apelo ao Congresso pela aprovação rápida da medida provisória (MP 567/12) que alterou as regras para novos depósitos e novas cadernetas de poupança a partir de 4 de maio.

Pelas novas regras, quando a taxa de juros Selic alcançar 8,5% ao ano ou menos, os depósitos a partir de 4 de maio terão rendimentos calculados à base de 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). Enquanto a Selic estiver acima de 8,5%, nada muda. As cadernetas de poupança novas e antigas continuam a ter correção de 0,5% ao mês, mais correção anual de 6,17%, mais TR.

A exemplo de outros senadores, Moka também registrou homenagem pelo Dia das Mães, que se comemora neste domingo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: