Comissão analisa critérios para avaliação de livros didáticos

Paola Lima | 11/05/2012, 16h44

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) promove na quarta-feira (16) audiência pública para avaliar os critérios utilizados pelo Ministério da Educação na escolha das obras que serão incluídas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A iniciativa do debate é da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que cobra mais transparência no processo de escolha das obras.

Para a senadora, é um direito do cidadão conhecer o nome do profissional que avaliou cada livro didático e entender porque determinado livro foi aprovado ou reprovado. Isso porque existiriam livros reprovados pelo Ministério da Educação para uso nas escolas públicas que fazem parte da bibliografia das escolas privadas, o que seria uma contradição. Além disso, o custo de avaliação dos livros pelo ministério estaria acima dos valores praticados pelo mercado.

Do debate na CE participarão o presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos, José de Nicola Neto; o vice-presidente da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, Antonio Luiz Rios da Silva; o professor e autor de livros didáticos, Francisco Azevedo de Arruda Sampaio, e a diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Mônica Gardelli Franco.

A audiência pública terá início às 10h, na sala 15 da Ala Alexandre Costa.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: