Governo e empresas podem firmar acordo para descarte de medicamentos vencidos

Da Redação | 10/05/2012, 11h16

Apesar de a Política Nacional de Resíduos Sólidos ter sido instituída em meados de 2010, o descarte de medicamentos vencidos continua sendo feito de forma inadequada no país. Esses produtos não foram incluídos no sistema de logística reversa estabelecido nesse planejamento, pelo qual consumidores entregam os produtos inservíveis para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes providenciarem seu descarte seguro. Mas o governo federal e o setor estão tentando mudar esse quadro.

A expectativa é de que um acordo setorial seja fechado com a indústria farmacêutica e com atacadistas e varejistas de medicamentos até o início de 2013. Atualmente, há experiências esparsas de coleta em pontos de venda e destinação final de produtos vencidos, concentradas nas regiões Sul e Sudeste do país.

De acordo com participantes de audiência da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) sobre o assunto, realizada nesta quinta-feira (10), os maiores desafios para implementação de uma campanha nacional de destinação final de medicamentos fora de validade são o alto custo e a forma de levá-la às áreas mais afastadas do país.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: