Eduardo Lopes alerta para quinta epidemia de dengue no Rio de Janeiro

Da Redação | 02/05/2012, 16h10

O Rio de Janeiro registra a quinta epidemia de dengue dos últimos 20 anos, lamentou em Plenário nesta quarta-feira (2) o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ). O senador criticou a atuação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que, segundo ele, estaria apenas minimizando o problema com comparações estatísticas. Esta seria a quinta epidemia na cidade, que já registrou a doença em nível epidêmico em 1987, 1992, 2002 e 2008. Desta vez, há registros de mais de 50 mil casos da doença e 12 mortes cofirmadas.

- Quero registrar que não compartilhamos a atitude conformista do secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Não é por que o número de mortes confirmadas até agora é menor que o de 2002 ou 2008 que devemos aceitar passivamente uma situação como essa. Essa é uma guerra que o governo precisa e deve combater com determinação – afirmou.

Eduardo Lopes disse que, em apenas uma semana, 10 mil novos casos da doença foram identificados e a previsão é a de que a dengue atinja seu pico máximo no próximo mês. A preocupação do senador é de que os hospitais fluminenses, que estão com sua capacidade de atendimento comprometida, não consigam atender à nova demanda de pacientes. Para o senador, o governo precisa agir imediatamente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: