Projeto que regulamenta equoterapia passa na CAE

Ricardo Koiti Koshimizu | 24/04/2012, 17h50

O projeto de lei que regulamenta a equoterapia, método terapêutico e educacional que utiliza cavalos, já recebeu parecer favorável de três comissões do Senado. O mais recente foi dado nesta terça-feira (24) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Agora, o texto (PLS 264/10) será examinado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, se for aprovado, será enviado à Câmara dos Deputados.

A autoria do projeto é do ex-senador Flávio Arns (PSDB-PR). O senador Wellington Dias (PT-PI), relator da matéria na CAE, disse que “são indiscutíveis os benefícios da equoterapia para a educação, a socialização e o reaprendizado dos portadores de necessidades especiais”. Ele citou o exemplo da própria filha, que é autista.

– Essa terapia permitiu a ela uma série de movimentos, inclusive andar. Ela praticamente não andava – ressaltou.

De acordo com o projeto, a equoterapia é utilizada no tratamento de lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular; patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas; disfunções sensório-motoras; distúrbios evolutivos, comportamentais, de aprendizagem e emocionais.

O texto também prevê que esse tipo de terapia se baseia em equipe “multiprofissional e interdisciplinar especificamente qualificada”, composta por médico, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, professor de educação física, pedagogo e profissional de equitação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: