Suplicy faz apelo para que Cuba autorize vinda de blogueira ao Brasil

Da Redação | 10/04/2012, 21h30

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apelo, nesta terça-feira (10), às autoridades de Cuba, para que atendam o pedido do documentarista Cláudio Galvão e permitam a vinda da blogueira cubana Yoani Sanches ao Brasil. Ela foi convidada a participar do lançamento de um documentário a seu respeito, no próximo dia 21, na cidade de Jequié, na Bahia.

Embora solidário a Cuba e à sua experiência socialista, Suplicy considerou muito importante que o país amplie as liberdades democráticas para a população.

— E a minha convicção é que na medida em que as autoridades cubanas derem sinais positivos de maior liberdade, inclusive para que Yoani Sanchez possa sair e voltar a Cuba, isto será uma grande contribuição para que ocorra logo o fim do embargo dos Estados Unidos ao país e também para que venha a participar de reuniões como a que se realizará em Cartagena com todos os chefes de Estado das Américas — disse Suplicy.

O senador também se referiu a dois requerimentos que apresentou à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), um pedindo a Cuba a concessão de um indulto geral aos prisioneiros políticos, e o outro, solicitando aos Estados Unidos a suspensão do embargo econômico à ilha.

No mês passado, os senadores da CRE suspenderam a análise do primeiro requerimento por considerar que poderia significar uma intromissão do Brasil na soberania de Cuba; já o segundo foi aprovado por unanimidade.

Com relação ao requerimento do indulto aos prisioneiros políticos em Cuba, Suplicy reforçou seus argumentos, citando trechos do Manifesto do Partido dos Trabalhadores aprovado no Colégio Sion, em São Paulo, em 1980. No mesmo sentido, mencionou falas recentes da presidente Dilma Roussef destacando a importância de uma imprensa livre e do fortalecimento da democracia política por meio da democracia social.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: