CMA aprova instituição da semana de educação ambiental nas escolas

Soraya Mendanha | 10/04/2012, 14h06

Para estimular ações voltadas à popularização da educação ambiental, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) aprovou, nesta terça-feira (10), projeto (PLC 15/09) que institui a Semana de Educação Ambiental nas escolas do ensino fundamental e médio.

De autoria do deputado Mauricio Rands (PT-PE), o projeto foi relatado pela senadora Ana Rita (PT-ES) e deve seguir agora para exame da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta teve apenas um voto contrário, do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Ele argumentou que estados, municípios e escolas possuem autonomia para organizarem o calendário escolar.

- O que me incomoda nesse projeto é a interferência do Congresso Nacional em assuntos que são competência das escolas, dos estados e dos municípios. Daqui a pouco, não vamos mais precisar dos governos de estados e das secretarias de educação – afirmou.

De acordo com o texto aprovado, a semana de educação ambiental deverá ser realizada anualmente na primeira quinzena de junho e contar com atividades desenvolvidas em todos os componentes curriculares. Mauricio Rands escolheu esse período para que as atividades se realizem em torno do dia 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em defesa do projeto, Ana Rita afirmou que a semana de educação ambiental deve ser uma ocasião para a abordagem do tema de forma articulada, buscando conscientizar crianças e jovens sobre a necessidade de mudança dos padrões de conduta de nossa civilização, a fim de garantir sua sustentabilidade, um meio ambiente saudável e a preservação da biodiversidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: