Paulo Davim: ‘Situação da saúde pública do Brasil é uma verdadeira chaga’

Da Redação | 28/03/2012, 17h10

Em pronunciamento nesta quarta-feira (28), o senador Paulo Davim (PV-RN) voltou a citar a Campanha da Fraternidade 2012, “Fraternidade e a Saúde Pública”, para criticar a situação do setor no Brasil e pedir mais recursos para o setor.

Davim disse que a verdadeira “chaga” na realidade social é a saúde pública e ela tem severas deficiências. O senador acredita que campanhas como essa sensibilizam a dramática situação dos brasileiros que enfrentam longas filas para ser atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, citou agravantes como a indisponibilidade de medicamentos e a má remuneração dos servidores da área.

O senador mencionou as cenas de corrupção veiculadas pelo programa Fantástico, da TV Globo, classificadas como grosseiras e absurdas. Paulo Davim disse que qualquer um fica indignado com “pessoas inescrupulosas que transformaram o setor da saúde pública em um balcão de negócios”.

- É obvio que se não houvesse esses desvios, se não houvesse essa prática corrupta, essa prática inescrupulosa, claro que sobrariam mais recursos. Mas não obstante precisamos encarar com realismo esse problema de subfinanciamento do sistema de saúde pública no Brasil.

O senador mencionou projeto de lei em sua autoria 224/2011 em que passa a considerar como crimes hediondos desvio de patrimônio, bens, valores e recursos públicos destinados à saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: