Falta de coordenação e estrutura deficiente compromete controle do uso de agrotóxicos

Da Redação | 22/03/2012, 12h55

Debate realizado nesta quinta-feira na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) mostrou que existem falhas na coordenação do trabalho realizado pelos órgãos da agricultura, saúde e meio ambiente responsáveis pelo monitoramento do uso de agrotóxicos no país. Os participantes da audiência pública também apontaram deficiências na estrutura para a realização de análises das amostras de alimentos produzidos e comercializados no país.

Representantes do agronegócio criticaram a forma como são divulgados resultados de análises feitas pela Anvisa e pediram que o governo adote um único processo de monitoramento. No entanto, representantes dos ministérios da Agricultura, Saúde e Meio Ambiente consideraram a sugestão inviável. Os técnicos, no entanto, concordam que a coordenação entre os órgãos deve ser melhorada.

Já o representante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos, Cléber Folgado, informou que desde 2008 o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Segundo Cleber, nos próximos anos um milhão de pessoas devem morrer de câncer decorrente do uso inadequado do produto.

No debate, Os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS) e Delcídio Amaral (PT-MS) manifestaram preocupação com os problemas apontados e as deficiências de coordenação do governo. Para ajudar na busca de soluções, o presidente da CRA, Acir Gurgacz (PDT-RO), informou que a comissão pretende realizar outros debates sobre o tema.  

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: