Comissão de Agricultura quer ouvir novo ministro do Desenvolvimento Agrário

Da Redação | 15/03/2012, 12h12

Os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovaram nesta quinta-feira (15) requerimento apresentado por Acir Gurgacz (PDT-RO) convidando o novo titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, para participar de audiência pública na comissão.

O ministro tomou posse na quarta-feira (14), em substituição a Afonso Floresce, que ocupava a pasta desde o início do governo de Dilma Rousseff. Os senadores querem conhecer as estratégias de Pepe Vargas para o Desenvolvimento Agrário e avaliar ações do programa de regularização fundiária Terra Legal Amazônia. A audiência está prevista para a próxima quinta-feira (22), mas ainda depende da confirmação do ministro.

Agrotóxicos

Acir Gurgacz também é autor de outro requerimento aprovado na reunião da CRA, para realização de debate sobre os resultados de análises feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apontando níveis irregulares de agrotóxicos em 28% dos vegetais comercializados no país.

Os senadores querem saber quais os procedimentos adotados em casos de risco à saúde da população e as medidas para a criação de um registro único de agrotóxicos. Além de técnicos da Anvisa, serão convidados representantes dos ministérios da Agricultura, da Saúde, do Meio Ambiente, além de representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre outros.

Terras degradadas

Os senadores aprovaram ainda requerimento do senador Antonio Russo (PR-MS) para realização de seminário em Campo Grande, sobre programas governamentais voltados à recuperação de terras degradadas e ao reflorestamento. O evento integrará o ciclo de debates realizado às sextas-feiras pela CRA. Serão convidadas autoridades locais e federais do setor, além de integrantes de entidades que representam os produtores rurais. A data para realização do seminário ainda será marcada pela comissão.

Iara Guimarães Altafin

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: