Divergências sobre aborto marcam debate sobre saúde da mulher

Anderson Vieira | 08/03/2012, 13h40

O final da audiência pública promovida nesta quinta-feira (8) pela Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher sobre o tema “As políticas públicas para a saúde da mulher” foi marcado por divergências de opinião entre representantes de entidades civis, debatedoras e senadoras.

Depois que a professora de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) e ativista do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), Lia Zanotta, disse que muitas mulheres estão morrendo por causa do aborto ilegal no país, as representantes do Movimento de Mulheres pela Vida, Renata Martins, e da Sociedade de Divulgação Espírita Auta de Souza, Maria Angélica, afirmaram que quem defende o aborto não expressa a opinião da maioria das mulheres brasileiras.

Vice-presidente da subcomissão, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) protestou contra a atitude dessas entidades de tentarem constranger os participantes do debate, entre os quais, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

- A discussão democrática passa por limites na forma e no trato das questões. Não adianta vir aqui tentar intimidar nem fazer ameaças. A exposição das opiniões deve se dar e o povo é quem decide – declarou Lídice da Mata.

Nessa mesma linha de argumentação, Lia Zanotta afirmou a necessidade de se respeitar a diversidade de opinião. E lamentou que essas entidades tenham focado sua preocupação na questão do aborto, quando há desafios maiores na assistência à saúde da mulher no Brasil.

Mulher Indígena

Antes do encerramento dos trabalhos, a subcomissão – vinculada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) – aprovou requerimento da senadora Ana Rita (PT-ES) para realização de audiência pública sobre a situação da saúde da mulher indígena, que deverá contar com representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e de comunidades indígenas.

Simone Franco

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: