Audiência pública vai discutir saúde da mama e problemas com prótese de silicone

Da Redação | 08/02/2012, 15h27

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai realizar audiência pública na próxima terça-feira (14), em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), para tratar da saúde da mama e dos problemas causados pela prótese de silicone das marcas holandesa Rofil e francesa Poly Implant Prothese (PIP).

Na audiência, requerida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), foi incluído o tema das próteses de silicone por iniciativa da senadora Ana Amélia (PP-RS), cujo requerimento foi aprovado nesta quarta-feira (8) pela comissão.

Deverão participar do debate o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, e representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Associação Brasileira de Medicina de Grupo, da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Associação das Vítimas da PIP.

Por sugestão de Vanessa Grazziotin, serão convidados o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Luciano Chaves, e representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina, da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

Estrangeiros

A CAS também aprovou requerimento da senadora Ana Amélia para realização de audiência pública para discutir com o Ministério do Trabalho e Emprego e as centrais sindicais o impacto da entrada de profissionais estrangeiros no Brasil.

O tema tem sido abordado pela imprensa, destacou a senadora, citando os haitianos que ingressam no país em busca de oportunidades profissionais, acolhidos na construção civil por política do governo federal. No entanto, observou, o Brasil também tem autorizado de modo substancial a entrada de profissionais estrangeiros para exercer atividades especializadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: