Alvaro Dias quer informações sobre denúncias de lavagem de dinheiro em prêmios de loteria

Da Redação | 11/10/2011, 17h35


O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou nesta terça-feira (11) requerimento de informações ao Ministério da Justiça e à Caixa Econômica Federal sobre inquéritos e possíveis ações judiciais decorrentes das denúncias, feitas por ele em 2007, da existência de fraude e lavagem de dinheiro no pagamento dos prêmios de loteria pagos pela Caixa. O senador lembrou que de 2004 a 2007 fez inúmeros alertas sobre irregularidades em prêmios de loterias - como o fato de uma mesma pessoa ter recebido, em um mesmo dia, o pagamento por 107 prêmios, de sete diferentes modalidades, em estados diferentes do país. Em outros casos, pessoas "iluminadas", ironizou, acertaram na loteria por 206 vezes, 327 vezes e até 525 vezes.

Alvaro Dias relatou, no entanto, que suas denúncias lhe renderam uma ação, promovida pelo Ministério Público Federal, por vazamento de informações sigilosas. O inquérito foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Graus. O senador foi intimado a depor e disse que não usou da prerrogativa parlamentar de dar o depoimento em seu próprio gabinete, procurou pessoalmente a Polícia Federal. Lá, assumiu que foi o responsável por divulgar as informações veiculadas à época na imprensa.

- Não poderia eu ficar calado, em silencio, ser cúmplice de crimes que chegavam ao meu conhecimento. É evidente que não me cabia colocar num baú as informações que recebia de que criminosos estariam lavando dinheiro na Caixa Econômica com prêmios nas loterias. A procuradora do Ministério Público Federal denunciou e sugeriu dois anos de prisão. Esse é o Brasil. Quem denuncia o crime pode ser preso, o criminoso, não - criticou, afirmando que apenas exerceu a prerrogativa assegurada pela Constituição de fazer denúncias em Plenário e ainda resguardar suas fontes.

O senador disse ter passado os últimos quatro anos sem tocar no assunto em respeito ao Judiciário, uma vez que o processo tramitava em segredo de Justiça. Agora, a ação prescreveu e o senador pode voltar a falar do caso na tribuna.

Segundo Alvaro Dias, todas as tentativas para esclarecer a manipulação dos resultados da loteria foram frustradas e, até hoje, ele não recebeu informações sobre providências tomadas sobre o caso. Um dos documentos que recebeu, o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda, teria deixado claro, no entanto, a existência de irregularidades. As denúncias seriam de que a lavagem de dinheiro chegaria ao montante de R$ 32 milhões entre 2002 e 2006, com 75 pessoas envolvidas. Para o senador, havia "uma quadrilha sofisticada dando golpes milionários e reiterados" na Caixa Econômica Federal.

- Em hipótese alguma, denúncias dessa seriedade, com indícios dessa gravidade, podem ser ignoradas pelas autoridades do país, especialmente quando se envolve o sonho de milhões de brasileiros que apostam nas loterias e estão sendo ludibriados e, sobretudo, devem ficar indignados diante da suposição de existir manipulação de resultados - disse o senador.

O senador disse esperar que o requerimento seja aprovado urgentemente para que a autoridade responsável possa informar se investigações foram procedidas e quais os seus resultados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: