Angela Portela saúda escolha de Dilma Rousseff como uma das três mulheres mais poderosas do mundo

Da Redação | 25/08/2011, 15h29


Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), a senadora Angela Portela (PT-RR) registrou a lista publicada pela revista Forbes que coloca a presidente Dilma Rousseff como a terceira mulher mais poderosa do mundo, ao lado da chanceler alemã Angela Merkel e a secretária de Estado americana Hillary Clinton.

Angela Portela disse que a escolha de Dilma representa na verdade o reconhecimento do Brasil no concerto das nações, onde o país cresce em importância e amplia a sua liderança em todos os continentes.

Essa liderança, afirmou, não se expressa pela força nem pelo poderio econômico ou militar, mas pela autoridade moral de um país que "em poucos anos conseguiu resgatar mais de 60 milhões de pessoas da pobreza", sendo ainda, segundo a senadora, a única nação emergente que cresceu com distribuição de renda e redução das desigualdades.

- Esse é o Brasil que nos orgulha, que renova a nossa estima - afirmou.

Angela Portela disse ainda que o fato de a escolha de Dilma ter sido feita por uma das mais respeitadas publicações internacionais é só mais um motivo de alegria para os brasileiros.

A senadora ressaltou ainda que a lista da publicação reflete caminhos diversos e dinâmicos em direção ao poder para as mulheres de hoje, estejam elas liderando uma nação ou definindo a pauta de questões críticas da época atual.

A emancipação feminina, a luta das mulheres pelo direito ao voto e o acesso ao mercado de trabalho são ainda conquistas bem recentes na historia do país e da Humanidade, disse Angela Portela.

A senadora também observou que em muitos países ainda são negados direitos básicos às mulheres, inclusive no Brasil. Segundo ela, mesmo em democracias ocidentais, as mulheres ainda estão à margem de direitos fundamentais.

Ao final de seu pronunciamento, Angela Portela recebeu os cumprimentos do senador Paulo Paim (PT-RS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: