Humberto Costa pede a Sarney e à Corregedoria que 'impropérios' de Mário Couto sejam coibidos

Da Redação | 24/08/2011, 17h51


Ao destacar em Plenário, nesta quarta-feira (24), sobre a eficiência dos órgãos de controle brasileiros, a exemplo da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, no combate à corrupção na máquina pública, o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), reclamou duramente de palavras, proferidas em aparte, do senador Mário Couto (PSDB-PA). Para Humberto Costa, o senador tucano demonstra falta de respeito e educação.

Ao final de seu pronunciamento - após ter ouvido acusações de Mário Couto de conivência com a corrupção governamental e tentativa de barrar a iniciativa dos partidos de oposição de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o assunto - Humberto Costa solicitou ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP) e ao corregedor Vital do Rego (PMDB-PB) providências para impedir no Plenário manifestações ofensivas aos parlamentares.

Na avaliação de Humberto Costa, Mário Couto tem freqüentemente se excedido em suas falas contra o governo e senadores do Partido dos Trabalhadores.

- Na verdade, esse Regimento [Interno] precisa ser atualizado, modernizado, modificado. Até para não permitir que coisas que nós assistimos aqui todos os dias se repitam, de impropérios, de agressões a pessoas a partidos, autoridades da nação - disse o líder do PT, para quem Mário Couto tem ultrapassado o limite do "discurso folclórico", quebrando o decoro parlamentar.

Em seu aparte a Humberto Costa, Mário Couto acusara o líder do governo de "subir na tribuna para defender a corrupção".

- Estou impressionado com a defesa Vossa Excelência faz da corrupção no governo do Partido dos Trabalhadores. Queria saber quem coloca corruptos no governo. Queria saber quem coloca esses que vêm roubar as pessoas, que vêm roubar a nação - dissera Mário Couto.

Ele informou ainda que deverá entrar com recurso na Mesa questionando a concessão de direito de resposta ao senador Humberto Costa, após sua fala pelo artigo 14. Na opinião de Mário Couto, Humberto Costa não poderia ter sido beneficiado pelo artigo 14, visto que não mencionou em seu pronunciamento o nome do senador pernambucano.

Já a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidia a sessão no momento, informou que não apenas a citação nominal dá direito de resposta pelo artigo 14, mas também "menção a ato que tenha sido atribuído à determinada pessoa".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: