Geovani Borges: cenas de vandalismo atestam fracasso do atendimento a menores infratores

Da Redação | 24/08/2011, 16h12

O senador Geovani Borges (PMDB-AP), em discurso nesta quarta-feira (24), comentou notícias sobre crianças que, apreendidas por assaltarem um hotel em São Paulo, vandalizaram as salas do conselho tutelar e da delegacia onde permaneceram e sobre um menor enforcado no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) do Distrito Federal. Ele afirmou que as cenas tornam evidente que o poder público está errando em suas tentativas de recuperar os jovens infratores.

- Essa é uma demonstração grave do rumo que a situação está tomando, estamos nos equivocados no tratamento dado ou não dado ao menor infrator - disse.

O parlamentar criticou a complexidade das leis e a falta de coordenação e continuidade das políticas públicas para infância e adolescência no Brasil. Segundo ele, esses instrumentos mais se parecem um "barco à deriva", sem haver clareza sobre seus objetivos.

Geovani também citou a falta de um projeto político-pedagógico, socioeducativo e até arquitetônico, de estrutura física, para os centros de reabilitação, que sequer oferecem ensino técnico para que os jovens possam sair da internação com uma profissão.

Em sua opinião, entre outras tantas mudanças necessárias, há que se ter uma visão mais ampla e profunda das características do adolescente infrator e do ato cometido. Para ele, também é importante estabelecer limites sobre o que os policiais, por exemplo, podem tolerar ou como podem ou não agir.

- Por hora aquelas crianças xingaram, espernearam, quebraram todas as instalações da pequena sala, mas elas já estão nas ruas de novo, e a gente pode supor como será o desdobramento desses comportamentos. É como iniciar um livro e já ter lido o final - lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: