Dornelles manifesta satisfação com escolha do Rio de Janeiro para sediar Jornada Mundial da Juventude Católica

Da Redação | 23/08/2011, 20h24


O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) comemorou a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar a Jornada Mundial da Juventude da Igreja Católica, em 2013. O anúncio foi feito durante a Jornada atual, realizada em Madri, Espanha.

De acordo com o parlamentar, a expectativa é que mais de quatro milhões de jovens compareçam à Jornada Mundial de 2013, o que seria um recorde para o evento, superando o público de Manila, nas Filipinas, em 1995.

Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o senador lembrou que o Rio de Janeiro "terá um calendário muito expressivo nos próximos anos", referindo-se à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos de Verão. Mas, para ele, a Jornada Católica, além de agregar os valores que outros eventos atraem, como recursos para o setor de turismo, "apresenta um lado espiritual", trabalhando "valores importantes do planeta, da existência humana e sobre o que transcende a própria existência".

O senador afirmou que dois milhões de jovens eram esperados em Madri, dos quais 16 mil brasileiros, o que faria do Brasil o 6º país em número de peregrinos. De acordo com o parlamentar, 7,5 mil jovens eram provenientes do estado do Rio, entre eles 30 moradores de comunidades. Na missa de encerramento, os 10 jovens brasileiros presentes receberam das mãos do Papa Bento 16 a cruz peregrina, "uma simbologia da escolha do Rio de Janeiro como sede".

Ao final de seu pronunciamento, o senador manifestou sua satisfação com a liderança do governador Sérgio Cabral - presente à Jornada em Madri - e também com o trabalho do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, "fundamental para que o Rio 2013 possa ser o grande centro de reunião desta juventude católica".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: