Público 'pilota' caça da Boeing em simulador de voo no Congresso

Da Redação | 16/08/2011, 19h39

Desde a manhã desta terça-feira (16) os visitantes do Congresso Nacional podem descobrir as emoções de pilotar virtualmente um caça Super Hornet F/A-18. Instalado no Salão Branco (Chapelaria) pela empresa americana Boeing, o simulador de voo tem atraído a atenção do público, que aprovou a facilidade da pilotagem e o realismo da experiência.

A cabine do simulador conta com dois assentos, cada um contendo equipamentos que reproduzem cada detalhe da cabine do avião real e uma tela de controle sensível ao toque. Dessa forma, o piloto virtual pode ver facilmente o mapa do território sobrevoado e fazer a leitura dos instrumentos de voo sem tirar os olhos da tela. A paisagem é simulada em quatro telas de alta definição que envolvem o piloto pelos lados e por cima; o simulador desenha nuvens, água, montanhas, pistas de pouso e outros elementos.

Gabriel Mendonça Tufenkjian, analista legislativo da Câmara dos Deputados, ficou entusiasmado com o mergulho na realidade virtual. Com a experiência de quem já foi piloto, foi ver do que se tratava, sentou-se no simulador e avaliou o equipamento como "fantástico". Engenheiros da Boeing orientaram Gabriel pelos comandos da máquina, mostrando a riqueza de informações reunidas na tela de comando, e assim ficou fácil navegar no céu gerado por computador e até dar alguns tiros.

"Melhor que o Wii", afirmou a analista legislativa Giovana Sampaio, comparando o simulador do Super Hornet com o console de videogame da Nintendo. Giovana considerou bastante fácil o comando da aeronave e impressionou-se com o realismo da simulação, admitindo que ficou um pouco tonta com a imersão nas telas. "Dá para sentir quando o avião toca o solo", disse, lamentando apenas que o comando não seja muito adequado para canhotos.

O Super Hornet é um dos candidatos no processo de seleção do governo federal para a compra de 36 aviões de combate: a Boeing concorre com a sueca Saab, com seu modelo Gripen NG, e com a francesa Dassault, que produz o Rafale. A instalação do simulador foi autorizada pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia, e o espaço está aberto para as demonstrações dos aviões concorrentes. A visitação ao simulador de voo prossegue até 18 de agosto, das 9h às 17h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: