Rollemberg exalta agricultura de Brasília e presta solidariedade às vítimas de naufrágio no Lago Paranoá

Da Redação | 23/05/2011, 19h22


O senador Rodrigo Rollember (PSB-DF) prestou registrou em discurso da tribuna nesta segunda-feira (23) o recebimento do contrato de concessão real de uso da terra com opção de compra de trabalhadores rurais de condomínios do Distrito Federal. Rollemberg mencionou ter sido autor da emenda que garantiu aos produtores que deram a destinação correta a essas terras esse direito. Conforme o parlamentar, esses produtores cultivaram as propriedades durante 30 anos.

Na ocasião, disse, produzir no Cerrado era um desafio, e os produtores tiveram incentivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para melhorar a produtividade.

- Existe uma Brasília que o Brasil não conhece, uma Brasília que tem uma agricultura que é a mais produtiva do Brasil, extremamente tecnificada, extremamente avançada- enfatizou o parlamentar, ao ressaltar que o entorno do Distrito Federal é grande produtor de grãos, hortaliças e frutas.

O parlamentar mencionou a Agrobrasília 2011 (Feira de Tecnologia e Negócios) que, segundo ele, movimentou R$ 200 milhões em empréstimos para a compra de equipamentos agrícolas no Distrito Federal. Segundo o parlamentar, com a proximidade da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável - Rio +20, em julho de 2012, a 5ª edição da Agrobrasília deverá ter caráter internacional, pois irá ocorrer um mês antes daquela conferência.

- Será uma excelente oportunidade para apresentar a agricultura mais sustentável do planeta - salientou o senador.

Rollemberg disse que com a utilização de "nanogramas" de tecnologia neste ano alguns produtores conseguiram produzir, no entorno do Distrito Federal produzir 270 sacas de milho por hectare e 80 sacas de soja por hectare.

Código Florestal

Com a expectativa de votação do Código Florestal nesta terça-feira (24) na Câmara dos Deputados, Rollemberg pediu que a análise do Código seja feita "com os olhos voltados não só para o passado, mas também para o futuro". O senador acredita ser possível conciliar o fortalecimento da agricultura com a preservação ambiental.

- O Brasil é o país que reúne todas as condições para continuar sendo e ser cada vez mais uma potência na produção de alimentos, uma potência na produção de agroenergia, mas também uma potência ambiental, sabendo não apenas preservar, mas utilizar de forma sustentável a sua imensa biodiversidade - ponderou.

Naufrágio no Lago Paranoá

O senador também prestou solidariedade em discurso da tribuna nesta segunda-feira (23) às famílias das vítimas do acidente ocorrido com um barco no Lago Paranoá, em Brasília, que afundou com mais de 100 pessoas a bordo. Até o momento já foram encontradas quatro vítimas fatais e cinco continuam desaparecidas. O acidente ocorreu no domingo, às 21 horas.

- Quero registrar um fato muito triste, lamentável, acontecido em Brasília, quando uma embarcação com, provavelmente, mais de cem pessoas a bordo naufragou. Foi um grande desastre, um triste episódio. Quero aqui registrar minha solidariedade com as vítimas e suas famílias e também desejar que os desaparecidos sejam encontrados ainda com vida - afirmou, ao pedir que a fiscalização sobre as embarcações seja reforçada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: