A educação é o motor do progresso, diz Cristovam Buarque

Da Redação | 17/08/2010, 17h44


Em discurso nesta terça-feira (17), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) reafirmou a importância da educação para o progresso e o desenvolvimento do país. Ele disse que o conhecimento precisa ser mais valorizado no Brasil.

- O vetor da transformação, o motor do progresso é a educação - declarou.

Ao chamar a atenção para a seriedade do tema, o senador assinalou que para o país gerar energia elétrica são necessários engenheiros capacitados, e para que existam esses profissionais é necessária a educação. O mesmo raciocínio pode ser aplicado para as áreas de segurança e saúde públicas: sem educação não há policiais nem médicos.

Na opinião de Cristovam, os atuais candidatos à Presidência da República sabem da importância da educação, mas ainda não explicaram ao eleitorado como pretendem priorizar o setor educacional se chegarem ao cargo.

Para o parlamentar, que representa o Distrito Federal no Senado, quatro grandes problemas se apresentam para o Brasil nos tempos atuais: o financeiro, o econômico, o ecológico e o social.

- E esses quatro dependem de um quinto, que é o ideológico, que é a concepção de projetos, o destino do país, o rumo que a gente quer. É aí que ponho a educação como o grande motor - afirmou.

Cristovam acredita que a educação pode trazer soluções para esses quatro grandes problemas brasileiros ao longo do tempo, mas a população, a classe política, a mídia e as organizações civis precisam perceber o valor transformador do conhecimento para que o país mude.

Em apartes, os senadores João Faustino (PSDB-RN), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Selma Elias (PMDB-SC) elogiaram o pronunciamento do colega. Faustino ratificou a ideia de que a "educação é fundamental para o desenvolvimento". Marisa Serrano afirmou que a educação melhora a qualidade de vida das pessoas e aumenta as perspectivas da população. Selma Elias acrescentou afirmou que a educação "é a sustentação do progresso de um país" e que o ensino de qualidade ajuda a abrir novos horizontes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: