Para Demóstenes, Ficha Limpa vai barrar um em cada quatro candidatos

Da Redação | 19/05/2010, 12h07

Se for transformado em lei e entrar em vigor ainda este ano, o projeto Ficha Limpa já pode deixar de fora 25% das pessoas que têm a intenção de se candidatar para as eleições de outubro. A avaliação é do presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e relator do projeto Ficha Limpa, senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Ele apresentou seu voto aos senadores da CCJ, que agora discutem a matéria. Demóstenes manteve o texto conforme foi aprovado pelos deputados, para agilizar a decisão final em Plenário, que poderá ocorrer ainda hoje.

- As determinações [do projeto] são extremamente rigorosas - frisou o relator.

Demóstenes alertou para situações como as doações de campanha ignoradas pelo candidato e, por isso, não declaradas, que poderão se configurar em "caixa dois" e impedir a candidatura, conforme regra prevista no Ficha Limpa. Ele reconhece que a adoção das novas regras poderá levar ao impedimento de políticos honestos que foram envolvidas em processos nos quais não sejam culpados, mas disse que as medidas são necessárias para tratar com rigor "políticos indecentes, malandros e corruptos".

- Vale à pena correr o risco. Temos que aprovar o projeto e depois vamos buscar as sugestões e aperfeiçoar a legislação para os próximos anos.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: