Para Flexa Ribeiro, PT do Pará chantageia o PMDB

Da Redação | 15/04/2010, 19h53

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirmou em discurso nesta quita-feira (15) que o PT do estado do Pará está "usando a chantagem" para tentar convencer os seus aliados na Assembléia do estado, especialmente o PMDB, a aprovarem um novo endividamento do governo, mesmo "sem dar explicações" sobre o que fez com o dinheiro de empréstimos anteriores. Trata-se de um financiamento de R$ 366 milhões junto ao BNDES.

Ele leu trechos de uma entrevista do deputado federal Zé Geraldo (PT-PA) ao jornal O Liberal, de Belém, onde o parlamentar diz que o PT "já perdeu a paciência" com o PMDB, que "não quer a reeleição da governadora Ana Júlia Carepa", do PT. O senador explicou que os deputados estaduais querem que a governadora informe como gastou um empréstimo anterior de R$ 244 milhões.

Flexa Ribeiro disse que a entrevista do deputado petista "é reveladora" por mostrar como o PT trata seus aliados: "com arrogância e autoritarismo". Ele pediu que fosse transcrita nos anais do Senado a entrevista.

- O PT mostra que entende o Estado como um feudo de sua propriedade, onde os partidos aliados são apenas vassalos, que devem ser subjugados e cumprir suas vontades - acusou o senador.

Ele acrescentou que, se depender dele próprio, o Pará não aumentará seu endividamento. Informou ainda que a governadora Ana Júlia Carepa já conseguiu da Assembléia paraense autorização para tomar empréstimos bancários por conta da arrecadação futura de royalties pagos por hidrelétricas e empresas que exploram minerais.

- Aliás, de 2007 para cá o governo Ana Júlia já aprovou cerca de 2 bilhões de reais em empréstimos na Assembléia Legislativa. Desse total, realizou/usou cerca de 800 milhões. Mas a governadora não explica onde foi parar a diferença, de 1,2 bilhão de reais, muito menos presta contas do que foi feito com 800 milhões - disse Flexa Ribeiro. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: