Valter Pereira cobra solução 'ousada e planejada' para ocupações irregulares no Rio de Janeiro

Da Redação | 14/04/2010, 20h51

O senador Valter Pereira (PMDB-MS) cobrou nesta quarta-feira (14) uma ação "ousada e planejada", ao estilo da empreendida pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek quando transferiu a capital do país para Brasília, no enfrentamento dos problemas decorrentes das ocupações de morros, encostas e áreas de lixões no Rio de Janeiro. Essas ocupações, na opi8nião do senador, ampliaram o drama das enchentes no estado.

Valter Pereira disse que uma pesquisa realizada pelo então governador Leonel Brizola (1983-1987 e 1991-1994) mostrou que a população de áreas de riscos rejeitava a transferência de suas moradias para áreas seguras. Ele comparou a reação dos moradores à Revolta da Vacina, que marcou, na então capital da República, o início do novo regime de governo.

Em 1904, lembrou o senador, o então presidente da República Rodrigues Alves (1902-1906) deu plenos poderes ao prefeito Pereira Passos e ao médico Osvaldo Cruz para executarem um grande projeto sanitário. Uma das medidas - a vacinação obrigatória contra a varíola - gerou uma revolta popular.

Valter Pereira disse que governantes populistas e sem noção de suas responsabilidades, na preocupação de não perder votos dos eleitores, recusam-se a tomar medidas impopulares, mesmo quando elas são necessárias. Mas a omissão do poder público, na avaliação do senador, pode ter consequências trágicas para a população, como aconteceu no Rio de Janeiro.

O senador disse que uma ação ousada e planejada na solução dos problemas de ocupações irregulares no Rio de Janeiro produzirá resultados para as futuras gerações, com o combate à criminalidade e criação de oportunidades para a população jovem. Ele observou que o dinheiro dos royalties e das participações especiais sobre petróleo, recebido pelo estado, pode financiar um projeto dessa envergadura, que, conforme ressaltou, deveria contar também com ajuda federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: