Pedro Simon pede explicações a Lula sobre usina de Belo Monte

Da Redação | 14/04/2010, 20h11

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) cobrou em Plenário, nesta quarta-feira (14), explicações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre suspeitas de ocorrência de possíveis irregularidades, noticiadas pela imprensa, no processo de licitação para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Citando matérias publicadas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, Pedro Simon mostrou-se preocupado com uma série de concessões feitas pelo governo federal a empreiteiras que deverão participar do leilão. Entre as "benesses do governo", o parlamentar citou o atendimento depedido de elevação de tarifa, a concessão de crédito farto pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de isenção tributária e do "apoio irrestrito de fundos de pensão".

- O que me traz a esta tribuna é o dever que me impõe exigir que esse negócio bilionário, à semelhança de outros ocorridos em passado recente, tenha a transparência e o pleno conhecimento público de seu impacto econômico - disse Pedro Simon, recordando os escândalos surgidos no processo de privatização do sistema Telebrás, realizado durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Simon defendeu ainda um acompanhamento rigoroso de toda as etapas das obras de construção da hidrelétrica pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização (CMO), e das comissões de infra-estrutura das duas Casas do Congresso Nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: