Demóstenes cobra providências de Carlos Minc em defesa do Rio Araguaia

Da Redação | 22/09/2009, 18h14

Em pronunciamento nesta terça-feira (22), o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) voltou a chamar a atenção do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para a destruição do Rio Araguaia, que vem sofrendo com a ação do garimpo e de enormes dragas que atuam na extração ilegal de diamantes.

Demóstenes lembrou que discutiu a situação do rio em encontro anterior que manteve com Minc, segundo o qual até julho deste ano seriam tomadas providências para impedir a devastação da região. O senador disse que, no entanto, até o momento nenhuma iniciativa foi registrada em favor do rio, que já reúne mais de 50 dragas em uma área de cânion de formação geológica única.

Demóstenes pediu ainda que Minc vá pessoalmente ao Rio Araguaia como forma de marcar a presença do Estado na região e impedir a ação continuada dos garimpeiros, que não são incomodados nem mesmo pelos fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

- Seria altamente pedagógico às demais autoridades e aos destruidores o ministro subir a bordo de uma draga e mostrar a presença [do Estado] - afirmou Demóstenes, destacando que a região recebeu a visita recente do Ministério Público de Goiás e de fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, que teriam constatado a existência de trabalho análogo à escravidão na localidade.

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Demóstenes disse que o Araguaia, que deságua no Tocantins e abastece o manancial do Amazonas, também vem sofrendo com a caça e a pesca predatórias, a ausência de esgoto sanitário nas cidades que margeiam o rio e o assoreamento.

O senador por Goiás disse ainda achar estranho o empenho de Minc em fazer discursos em espetáculos musicais, enquanto a região do Rio Araguaia padece com a falta de fiscalização, o que faz aumentar a crença dos criminosos na impunidade.

- O que aconteceu com Minc? Do que terá medo o ministro Minc? Essa é a pergunta. O Araguaia é uma região completamente distinta no Brasil, não suporta garimpo com dragas. Vejo Minc de madrugada defendendo uma série de situações em show de reggae e ele não pode ir ao Araguaia por quê? - indagou.

Em aparte, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) saudou Demóstenes e cobrou a atuação do Estado em defesa do meio ambiente. Já o senador Mário Couto (PSDB-PA) disse que Minc é um "exibicionista, apalhaçado e louco que está massacrando a Amazônia com ações loucas, impensadas e exibicionistas".

- Coloque as televisões no Rio Araguaia, chame a Globo que ele imediatamente vai se exibir lá - sugeriu Mário Couto a Demóstenes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: