José Nery critica governadora e apóia estudantes pela meia-passagem no Pará

Da Redação | 26/03/2008, 17h52

O senador José Nery (PSOL-PA) criticou em Plenário, nesta quarta-feira (26), a governadora do Pará, Ana Julia Carepa, pela "pouca sensibilidade" demonstrada em projeto enviado à Assembléia Legislativa para regulamentar a meia-passagem para estudantes nos meios de transportes entre municípios, como determina a Constituição paraense.

A regulamentação proposta só garante a meia-passagem para locais distantes no máximo 150 quilômetros de Belém, excluindo do benefício estudantes do ensino médio, das escolas técnicas, de nível superior de escolas privadas e os da pós-graduação. José Nery informou que os estudantes fizeram, nesta quarta-feira (26), protestos em Belém e em Tucuruí - neste município, dois mil estudantes fecharam uma rodovia.

O parlamentar manifestou total apoio aos estudantes e informou que, graças às manifestações, foi instalada uma mesa de negociações com representantes dos estudantes, do governo estadual e líderes partidários da Assembléia Legislativa. E informou que só 20 dos 143 municípios paraenses contam com unidades avançadas das escolas públicas de ensino superior, havendo, portanto, a necessidade de se ampliar a presença destas escolas no interior do estado.

José Nery disse ainda acompanhar "com preocupação" o debate e as negociações entre os congressistas e o governo sobre limites para a edição de medidas provisórias. Segundo ponderou, o Poder Executivo "tem suas razões" para editá-las e sabe o que as MPs representam para a governabilidade. Entretanto, considerou necessário se encontrar um caminho para coibir o excesso de medidas provisórias e o trancamento da pauta de votações do Parlamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: