Alvaro Dias critica suposto dossiê do Planalto contra ex-presidente FHC

Da Redação | 25/03/2008, 19h49

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou em Plenário, nesta terça-feira (25), a elaboração, pelo Palácio do Planalto, do suposto dossiê sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) em seus últimos cinco anos de governo. A notícia sobre existência do documento foi divulgada na última edição da revista Veja.

Elaborado com base em dados considerados sigilosos pelo próprio Executivo, o texto detalha, segundo informações da revista, despesas do ex-presidente FHC, de sua mulher, Ruth Cardoso, e de assessores próximos nos anos de 1998, 2000 e 2001 nas chamadas contas tipo B.

Em seu pronunciamento, Alvaro Dias condenou também o ministro da Justiça, Tarso Genro, por haver, em sua opinião, "tentado desmentir a existência do dossiê", considerando o documento referido como apenas um relatório sobre suprimento de fundos solicitado ao Planalto pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

- É indecente, sim, o dossiê e ele existe. Não há como o governo afirmar não existir o dossiê - disse.

Em apartes, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Heráclito Fortes (DEM-PI) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Alvaro Dias. Eduardo Suplicy (PT-SP) chamou a atenção para o fato de a própria ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, haver telefonado para a ex-primeira-dama Ruth Cardoso garantindo a inexistência de qualquer dossiê.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: