Rádio Senado homenageia Carlos Drummond de Andrade

Da Redação | 03/11/2006, 17h00

O programa Prosa e Verso, da Rádio Senado, dá início, neste fim de semana, a uma série em homenagem ao aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade. A série, que traz curiosidades sobre a vida de Drummond, um dos escritores mais influentes da literatura brasileira, estréia com a releitura do livro Alguma Poesia pelos apresentadores do programa, Marco Antunes e Tuka Vilalobos.

Nascido em Itabira (MG), em 31 de outubro de 1902, Drummond, desde pequeno, mostrava-se interessado pelo mundo da literatura. Em 1930, publica seu primeiro livro, Alguma Poesia. Considerado um poeta modernista, seus versos ficaram marcados pela linguagem popular. Traduziu obras de escritores estrangeiros como Balzac e Marcel Proust. Drummond morreu no Rio de Janeiro, em agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

O programa Autores e Livros, deste sábado (3), entrevista o jornalista mineiro Léo Cunha. Escritor de livros infantis, publicou mais de 30 títulos e já ganhou quatro prêmios de literatura. Durante o programa, Cunha apresenta suas principais obras e fala sobre o seu novo livro Lápis de Cor, uma coletiva de poemas sobre o tema cores.

E para quem gosta de canções nacionais, o Música do Brasil traz, no sábado à noite, a cantora Alcione em uma coletânea de músicas que foram temas de novelas. Entre as principais canções, Alcione canta Meu Ébano, de Nenéo e Paulino Rezende; Você me Vira a Cabeça, de Paulo Sergio Valle e Chico Roque; e Pode Esperar, de Roberto Correa e Sylvio Son.

O Escala Brasileira deste fim de semana apresenta canções do compositor e violinista Ricardo Vilas. Ex-integrante da banda Momento Quatro, Vilas acompanhou Marília Medalha e Edu Lobo no Festival da Record de 1967 tocando Ponteio. A partir de 1983, Vilas passa a trabalhar com trilhas sonoras para programas de televisão, como o Sítio do Pica-pau Amarelo e as novelas Roque Santeiro e Selva de Pedra. Entre outras músicas, o Escala Brasileira destaca 1968, Ponteio, Aguaceiro e Meu Caro Amigo, de Chico Buarque e Francis Hime.

Programação do fim de semana da Rádio Senado

Prosa e Verso

Sábado: 9h

Domingo: 16h

Autores e Livros

Sábado: 15h

Domingo: 9h

Música do Brasil

Domingo: 11h

Escala Brasileria

Sábado: 20h

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: