Luiz Otavio pede providências contra assaltos a barcaças na Amazônia

Da Redação | 25/07/2006, 18h51

O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) anunciou em Plenário, nesta terça-feira (25), a realização de uma reunião com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, onde se discutiu providências para combater o assalto às barcaças da Amazônia, que são um dos principais meios de transporte para os produtos da região, como minério de ferro, bauxita e petróleo, entre outros.

Segundo ele, o ministro encaminhou o assunto ao diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e convocou o apoio da Marinha, do governo do estado do Pará e de todo o aparato de segurança pública para investigar o assunto. Rios e portos, além das próprias embarcações, têm sofrido violências e assaltos à mão armada.

- Temos que defender nossos trabalhadores da navegação fluvial e até a população ribeirinha - disse Luiz Otávio.

Luiz Otávio também relatou audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o Secretário do Tesouro Nacional, Carlos Kawall, na qual se discutiu o incremento de recursos para a Marinha. Ele parabenizou o trabalho da bancada paraense na busca de soluções e recursos para investimento no estado.

- Vamos continuar juntos, independentemente das questões eleitorais - afirmou.

Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva edite uma medida provisória para a liberação de recursos aos estados como compensação pela renúncia fiscal resultante da Lei Kandir.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: