Integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra invadem Câmara

Da Redação | 06/06/2006, 19h44

Centenas de integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) ocuparam a Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (6). Durante a invasão, foram feridas mais de 20 pessoas, a maioria funcionários da Casa. Um deles sofreu traumatismo craniano. Segundo Bruno Maranhão, líder do MLST, o objetivo do movimento foi apresentar uma série de reivindicações ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e trazer o debate sobre a reforma agrária para o âmbito do Legislativo.

Ao entrar no Congresso, os manifestantes tombaram um carro que estava dentro do prédio do Anexo II da Câmara - o automóvel seria sorteado em uma promoção dos funcionários da Casa. Segundo a Agência Câmara, o funcionário que sofreu traumatismo craniano, Normando Fernandes, coordenador de Apoio Logístico do Departamento de Polícia Legislativa, foi internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e até a noite desta terça-feira estava em coma induzido.

Ainda de acordo com a Agência Câmara, os integrantes do MLST destruíramequipamentos e duas portas de vidro. Após os manifestantes se instalarem no Salão Verde da Casa, alguns parlamentares negociaram com eles sua saída do Congresso, para que não houvesse a necessidade de uma intervenção policial dentro da Câmara.

Os manifestantes, incluindo o líder do movimento, Bruno Maranhão, foram presos. Entre as reivindicações do MLST estão a atualização do índice de produtividade da terra (critério utilizado para se classificar uma área como produtiva ou não) e a revogação da lei que proíbe, por dois anos, vistorias em terras ocupadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: