Renan aguarda conclusão da PF sobre "Operação Sanguessuga"

Da Redação | 05/05/2006, 15h47

O presidente Renan Calheiros afirmou, em entrevista nesta sexta-feira (05), que aguarda o resultado das investigações da Polícia Federal sobre a chamada "Operação Sanguessuga" para tomar as providências necessárias. A Polícia Federal informou que prendeu, na quinta-feira (4), 46 pessoas acusadas de fraudes que passariam pela elaboração do Orçamento e por sua execução.

Perguntado sobre se o caso pode ser objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, Renan afirmou que o assunto é objeto de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público.

- É necessário que haja o esclarecimento definitivo por essas autoridades para que, como conseqüência disso, nós possamos tomar as providências que a sociedade cobra - declarou o senador.

Renan afirmou que, com o resultado do inquérito, se for necessário, encaminhará o assunto à Corregedoria Parlamentar ou ao Conselho de Ética. No caso de investigações envolvendo parlamentares, esse procedimento é automático, acrescentou.

Perguntado sobre se há razão para extinguir a Comissão de Orçamento, Renan afirmou que, quase diariamente, tem defendido mudanças no sistema de aprovação do Orçamento. Na opinião do presidente do Senado, o atual sistema de elaboração e aprovação do Orçamento da União está esgotado.

- No mundo todo se faz Orçamento de forma diferente, envolvem-se as comissões permanentes desde o início do processo orçamentário. Aqui precisa acontecer igual, a sociedade cobra que façamos essas mudanças, tenho defendido essas mudanças quase diariamente - acrescentou Renan.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: