Senado promove Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Da Redação | 07/10/2005, 00h00

A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, organizada pelo Cerimonial da Presidência do Senado, ocorrerá de 17 a 23 de outubro, no Salão Negro do Congresso, no qual se mostrará trabalhos realizados por pessoas com deficiência e o que a Casa tem feito para promover a acessibilidade. A abertura acontece na terça-feira (18), às 11h, no Salão Negro, com a presença do presidente da Casa, senador Renan Calheiros, autoridades e convidados, entre eles os atores Marcos Frota e Bruna Marquezine, o atleta Lars Grael e o artista plástico Siron Franco.

Renan Calheiros fará a assinatura de atos administrativos e o lançamento da página eletrônica do Senado Federal na Internet adaptada a deficientes visuais. Será exibido o vídeo da jornalista Solange Calmon, da TV Senado, sobre o Programa de Acessibilidade da Casa. O presidente do Senado presenciará ainda a apresentação da maquete da obra "A Praça do Amor é Cego", de Siron Franco e a apresentação de artistas com deficiência, além de fazer uma visita à exposição e receber a doação de publicações em braile editadas pela Secretaria de Editoração do Senado.

A exposição no Salão Negro estará dividida em três partes. Na Praça Senado será divulgado o trabalho da Subcomissão de Assuntos Sociais da Pessoa com Deficiência do Senado e da Comissão de Acessibilidade, além dos estandes do Prodasen e da Secretaria de Editoração do Senado.

Na Praça Sociedade haverá a exposição Cores do Silêncio, com quadros em alto relevo para deficientes visuais, da artista plástica Cristina Portella; e exposição e workshop de artistas plásticos com diversos tipos de deficiência.

Na Praça Criatividade haverá o Túnel Sensorial, simulando restrições de sentidos e locomoção, criado por funcionários do Senado; o Espaço Idéia, com exposição e lançamentos de livros; e o Espaço Multimídia, com exibição do vídeo Programa Inclusão, da TV Senado, e do Você é Especial, da Rádio Senado.

Na programação, ocorrerá ainda o Seminário e Videoconferência Nacional Acessibilidade: Passaporte para a Cidadania, na quarta-feira (19), das 9 às 18h, com a participação de senadores e representantes do governo e da sociedade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: