Bustani foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, anuncia Raupp

Da Redação | 13/06/2003, 00h00

O Embaixador do Brasil no Reino Unido, José Maurício Bustani, foi indicado para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz. Ao anunciar que sua candidatura foi aceita pelo Comitê Norueguês do Prêmio, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) manifestou sua satisfação diante do êxito obtido por uma comissão de parlamentares que trabalhou pela indicação.

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou o excelente trabalho de Bustani, à frente da Organização Internacional para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), do qual foi exonerado por pressões dos Estados Unidos, que ofereceram favores e empréstimos a países membros para que votassem a favor de sua destituição, segundo afirmou.

- Bustani propôs que o Iraque integrasse a Organização, o que implicaria em aceitar condições e fiscalização de suas armas. Também queria que a OPAQ fiscalizasse o arsenal químico dos Estados Unidos, o maior do mundo. Foi o bastante para atrair a ira do governo norte-americano que já pretendia invadir o Iraque para tomar conta de seu petróleo, como hoje está sendo provado com a divulgação das mentiras de Bush e Blair - disse Simon.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: